Como Fazer um Artigo De
Alta Conversão e Memorável: 3 Dicas Simples e Certeiras (A #3 é a Minha
Preferida)
Que atire a primeira pedra
quem nunca sentiu um friozinho na barriga ao escrever um texto.
Não sei você, mas eu já
passei por isso várias vezes. Chegava até ficar por horas na frente do
computador, pensando como escrever algo que fosse admirado por todos.
Depois de horas e horas,
finalmente tudo pronto, é hora de publicar o artigo, mas….
Será que as pessoas vão
gostar? Será que meu texto vai ser lido por alguém?
Não existe nada mais
frustrante do que escrever artigos que não são lidos e comentados.
Se o seu artigo está assim,
as moscas, sem leitores e comentários, não se preocupe pois todos já passaram
ou ainda vão passar por isso.
A boa notícia é que hoje
vou te ensinar como fazer um artigo que verdadeiramente envolva o seu leitor do
começo ao fim, e principalmente faça com que ele tome a ação que você deseja no
final.
Você vai ver que escrever é
uma arte, mas ao contrário do que muitos pensam, não é só para quem já nasceu
com esse Dom.
Todos podem aprender como
se escreve um artigo memorável e de alta conversão, e é exatamente isso que vou
te mostrar nos próximos parágrafos.
Como
Fazer um Artigo Ser Aberto e Lido Por Todos
Tendências
Fique atento as tendências
do seu nicho, busque saber o que o seu público está mais procurando no momento,
para isso procure ir até onde o seu público alvo está e fique atento aos
comentários e emails que recebe das pessoas que te acompanham.
Nos comentários e nos
emails você vai encontrar todo material que precisa para identificar o tema do
seu novo artigo.
Fique atendo aos medos e desejos
do seu público.
Trabalhar assuntos recentes
já é meio caminho andado para fazer um artigo ser aberto e lido por muitos.
Análise
Chegou a parte que várias
pessoas deixam para trás. O estudo de quais palavras chaves devem ser
trabalhadas no texto para torná-lo encontrável aos olhos do Google e outros
mecanismos de buscas importantes, como Bing, Yahoo, entre outros.
Ser encontrado de maneira
orgânica é fundamental para fazer com que o conteúdo continue sendo
visitado por muito tempo após a sua publicação, e com isso gerando visitas,
interação, contatos e vendas para o seu negócio por um longo tempo e no piloto
automático.
Está entendendo a
importância de um texto memorável para o seu negócio online?
Essa análise não é tão complicada como muitos pensam. É verdade que
cada um tem sua maneira para fazer esse estudo, mas a ferramenta fundamental
para essa análise é sem dúvidas o Keyword Planer (planejador de palavras chaves do
google).
Basta você digitar um única
palavra chave que você acredita que as pessoas estão buscando no Google sobre o
assunto que deseja trabalhar, para ter acesso a dados extremamente importantes
para a criação do texto como:
- Volume de buscas
mensais para a palavra pesquisada
- Ideias de muitas
outras palavras chaves do mesmo grupo semântico + média de buscas mensais
de cada uma dessas palavras.
É como se você pudesse ler
a mente das pessoas e saber exatamente o que elas querem naquele momento e como
vão buscar por isso na internet.
Com base nessa análise é
possível escolher o melhor título para seu texto e também quais palavras chaves
serão usadas no decorrer do conteúdo.
Separe uma palavra chave
para ser a principal do seu texto. Essa palavra deve ser usada no título, em
algum ou alguns subtítulos e poucas vezes no decorrer do texto.
Depois deixe separado uma
lista com outras palavras do mesmo grupo semântico (que querem dizer a mesma
coisa, só que com palavras diferentes) para ir usando no decorrer do conteúdo,
isso vai ajudar a tornar a leitura mais agradável para o leitor, e
melhorar as chances do seu conteúdo ser encontrado de diversas maneiras
através dos buscadores.
Estrutura
Definitivamente não tem
como fazer um conteúdo ser lido e admirado por todos, se ele não tiver uma
estrutura para facilitar a leitura e a compreensão.
Não tem nada pior do que um
texto desorganizado, cheio de frases longas e palavras difíceis de compreender.
Isso definitivamente espanta qualquer leitor.
Para evitar esse grave
erro, antes de começar a escrever, defina a melhor linguagem que será usada
para se comunicar com o seu público de maneira clara e objetiva.
Defina também o
título, os subtítulos (H2, H3) e onde usar as palavras chaves de modo que se
encaixem com perfeição ao conteúdo, sem tornar a leitura repetitiva e chata
demais.
Também separe o texto em
parágrafos curtos, com no máximo 3 ou 4 linhas, assim vai tornar a leitura
mais agradável e fácil de compreender.
Como Escrever um Artigo de
Alta Conversão
O Que Você quer?
Se tem uma coisa que aprendi
e que nunca mais deixei de aplicar em todos os meus artigos, é definir a
conversão que desejo antes de iniciar qualquer texto.
Todo conteúdo do blog
precisa ter uma conversão, um objetivo, do contrário todo esforço e
dedicação empenhados nesse trabalho seriam jogados pelo ralo.
Não basta só saber como
escrever bem. Todo e qualquer conteúdo precisa ter um objetivo final de gerar
uma conversão. Por isso defina o que você quer antes de começar a escrever seus
artigos.
E eu não estou falando de conversão
só em vendas não. A conversão pode ser desde conquistar simples curtidas,
compartilhamentos, comentários ou até mesmo um clique em algum link que você
recomendar.
Fique Atento
O grande segredo para
conseguir essa conversão é muito simples.
Entregue um conteúdo que
solucione de verdade algum problema específico do seu público alvo.
Lembra que lá no inicio
desse artigo eu falei sobre ficar atento as tendências para saber o que o seu
público está procurando naquele momento?
É exatamente a solução para
essas dúvidas que você vai entregar no seu artigo, e não tenha medo de entregar
informação de valor não.
Muitos escondem o jogo e só
escrevem conteúdo para encher linguiça com objetivo de vender tal informação,
mas pensa comigo:
O que as pessoas realmente
querem quando fazem uma busca pelo Google, por exemplo?
Elas querem solução para
algum problema e não um conteúdo que diz tudo e não fala nada.
Se souber como escrever um
artigo realmente relevante, é certo que ao final o leitor já vai estar tão
agradecido a você por isso, que vai fazer questão de retribuir de alguma forma.
E é aí que entra a
conversão.
Mas muito cuidado nessa
hora, principalmente se a sua conversão for fazer o leitor clicar em algum link
que você recomendar.
Nesse caso você precisa
escrever um texto que tenha uma relação direta com o link que vai recomendar,
dessa forma vai estar preparando o leitor para o que virá logo em seguida.
A sequência perfeita
Comece o texto falando
sobre o tema principal do artigo, também chamado de gancho (deixe o leitor
saber sobre o que você vai tratar no decorrer do conteúdo).
Depois descreva os
principais problemas encontrados por quem ainda não tem acesso a
informação que você vai passar no artigo (isso vai conectar o leitor com o seu
artigo).
Mostre que existe uma
solução para tal problema e que você vai entregar essa solução nos próximos
parágrafos (isso vai prender o leitor até o final).
Por fim, entregue a solução
de maneira clara e objetiva, e aí faça a sua chamada para ação, levando o
leitor a fazer uma ação pré determinada por você (o seu objetivo final,
lembra?).
E aí é só ver a mágica
acontecer
Ok, na verdade não é mágica
e sim um método que já foi testado e aprovado, mas o efeito é incrível da mesma
forma.
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isso? Se inscreva no CopyMaster para assistir aulas gratuitas (Clique Aqui).
Como
Escrever Bem Melhor do Que a Sua Concorrência e Ficar no Topo das Buscas
Dependendo da palavra chave
que escolher para trabalhar o seu texto, é provável que ela tenha uma
concorrência bem forte de sites e blogs que estão há mais tempo que você no
mercado, ou que simplesmente produziram um conteúdo relevante o suficiente para
chamar a atenção dos buscadores.
Como Fazer Artigo Memorável: A estratégia Matadora
Uma coisa que sempre
costumo fazer é escrever a palavra chave principal do meu artigo no buscador do
Google, para identificar os sites mais bem posicionados para tal palavra.
De posse dessa informação,
recomendo fortemente que abra no mínimo os 5 primeiros artigos da busca, e
analise como eles trabalharam as palavras chaves do seu conteúdo, quantas vezes
utilizaram, o tamanho do texto (quantidade total de palavras), a qualidade das
imagens, as interações (curtidas, comentários, compartilhamentos), etc…
Anote tudo que achar de
relevante e separe para usar como inspiração para escrever o seu melhor
conteúdo.
Há… usar como inspiração
não quer dizer copiar o conteúdo do seu concorrente e colar no seu artigo. O
Google abomina essa prática e com certeza vai puni-lo por isso.
Use esse material tão
somente como inspiração mesmo. Escreva com suas palavras, com seu modo de
se expressar, assim seu texto será único e você vai ser amado pelos
buscadores por isso
Tenho certeza que depois de
juntar todo esse material, o seu artigo será um dos mais completos, admirados e
disparado um dos mais bem posicionados para a palavra chave que escolheu.
Viu como fazer um artigo
memorável não é coisa de outro mundo?
Basta seguir alguns passos
como esses que te passei aqui nesse artigo que você já vai estar a frente de
milhares de pessoas que ficam atirando para todos os lados, sem ter um
planejamento de como fazer um artigo que realmente converte.
Se quer saber mais sobre como usar o poder das palavras para gerar muito
mais vendas, utilizando técnicas comprovadas de Copywriting? Recomendo que
conheça e acompanhe o trabalho doVictor Palandi, que
é a pessoa que eu mais acompanho atualmente, e que tem me ajudado a escrever
artigos memoráveis e de alta conversão.
Espero que tenha gostado da
recomendação de hoje. Se gostou, deixe um comentário aqui abaixo. Se não gostou
também deixe um comentário aqui abaixo, vou adorar saber a sua opinião =)
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