segunda-feira, 30 de março de 2020

SOU DESIGNER, NÃO ESCRAVO…



COISAS QUE TODOS PRECISAM SABER A RESPEITO DE UM DESIGN…

Recebi esse e-mail  achei super interessante, por isso estou compartilhando com vocês em meu blog, para que vocês possam ler e tirar sua conclusões, espero que seja útil para os designers. Se alguém souber o autor, me envie para que eu possa dar seus créditos.

1) Todo DESIGNER dorme. Pode parecer mentira, mas o DESIGNER precisa dormir como qualquer outra pessoa. Esqueça que ele tem celular e telefone em casa, ligue só para o escritório e de preferência somente em horário comercial;

2) Todo DESIGNER come. Parece inacreditável, mas é verdade. Os DESIGNERS também precisam se alimentar e têm hora para isso;

3) O DESIGNER pode ter família. Essa é a mais incrível de todas: mesmo sendo um DESIGNER, a pessoa precisa relaxar e descansar nos finais de semana para poder dar atenção à família, aos amigos e a si próprio, sem pensar ou falar trabalhos, pautas, projetos, planilhas, sketchs, arquivos, contratos, layouts, etc.

4) O DESIGNER, como qualquer cidadão, precisa de dinheiro. por essa você não esperava, hein?! É surpreendente, mas o DESIGNER também paga impostos, compra comida, equipamentos, paga cursos, palestras, precisa de livros, combustível, roupas, sapatos, e ainda consome Lexotan para conseguir relaxar… portanto, não peça aquilo pelo que não pode pagar a um DESIGNER.

5) Ler, estudar e pesquisar na internet também é trabalho. E trabalho sério. Pode parar de rir… não é piada. Quando um DESIGNER está concentrado num livro, numa revista ou até mesmo navegando em alguns sites ele está assimilando conhecimentos, incorporando informações textuais e visuais a seu repertório e aprimorando o seu lado profissional, portanto trabalhando…

6) De uma vez por todas, vale reforçar: DESIGNER não é médium, não joga tarô e nem tem bola de cristal, pois se você achou isso demita-o e contrate um PARANORMAL. ou DETETIVE. Ele precisa planejar, se organizar e assim ter condições de fazer um bom trabalho, seja de que tamanho for. Prazos são essenciais e não um luxo… se você quer um milagre, ore bastante, faça jejum, e deixe o pobre DESIGN em paz;

7) Em reuniões de amigos ou festas de família, o DESIGNER deixa de ser DESIGNER e reassume seu posto de amigo ou parente, exatamente como era antes dele ingressar nesta profissão. Não peça conselhos, dicas, etc… (à menos que o próprio tome a iniciativa de o fazer por livre e espontânea vontade) Ele também tem o direito de se divertir. Se quiser esclarecer alguma dúvida ou questão, ligue no próximo dia útil e agende uma reunião.;

8) Não existe apenas um “desenhozinho”, nem uma “marquinha”, nem uma “embalagenzinha”, nem um “rótulozinho”, nem “um bannerzinho para por na porta da loja”, muito menos uma “sinalizaçãozinha para sua empresa recém criada”. Esqueça os “inhos” e “inhas” pois DESIGNER não resolve este tipo de problema. Ilustração comercial, Projetos de identidade Visual, Logotipos, Embalagens e Projetos de sinalização empresarial são frutos de estudos minunciosos e análises cuidadosas que levam uma série de fatores em consideração, requerem atenção e dedicação até chegar no seu denominador final. Esses tópicos podem parecer inconcebíveis a uma boa parte da população, mas servem para tornar a vida do DESIGNER mais suportável;

9) Quanto ao uso do celular: celular é ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas quando necessário. Fora do horário de expediente, mesmo que você ainda duvide, o DESIGNER pode estar fazendo algumas coisas que você nem pensou que ele fazia, como dormir ou namorar, por exemplo.

10) Pedir a mesma coisa várias vezes não faz o DESIGNER trabalhar mais rápido. Solicite, depois aguarde o prazo dado pelo DESIGNER. Se o prazo vencer e ele não entrar em contato contigo, aí sim, você pode retornar para relembrá-lo e cobrar o serviço;
11) Quando o horário de trabalho do período da manhã vai até o meio-dia, não significa que você pode ligar as 11h58. Se você pretendia cometer essa gafe, vá e ligue após o horário de almoço (relembre o item 2). o mesmo vale para a parte da tarde: ligue no dia seguinte. Não é porque o DESIGNER tem um celular que você “pode” ligar pra ele as 23h.. 4h30 da manhã… Use o bom senso e respeite o profissional.

12) Quando o DESIGNER estiver apresentando um projeto, por favor, não fique bombardeando com milhares de perguntas durante o atendimento. Isso tira a concentração, além de torrar a paciência. ATENCÃO: Evite perguntas que não tenham relação com o projeto, tipo… vocês entendem, claro..;

13) O DESIGNER não inventa problemas. Ele está aí pra buscar soluções junto com você para o seu negócio ou produto visando o seu sucesso, seja pessoal, profisisonal, financeiro, etc. Aprenda a ouvir o que o DESIGNER tem a dizer e à apresentar como alternativa para o seu problema, afinal, vários anos de estudo, mais alguns de especialização, cursos paralelos não foram apenas para enfeitar o seu ego. As propostas apresentadas pelo DESIGNER são embasadas em estudos de comportamento, de público-alvo, de tendências e estilos, de ergonomia, de mercado, enfim, de tudo que tenha à ver com o seu negócio. E o valor que você pagará pelo seu projeto retornará mais rápido do que você pensa… Mas, se não estiver disposto a ouvir ou contratar um profissional com essas características, procure um sobrinho do colega do tio do pai de sua prima que tem um coréu-dráu no computador e que faz “desenhos bonitinhos”por dez reáu…;

14) Os DESIGNERS não são os criadores do ditado “o barato sai caro” e “quem paga mal paga em dobro”. Mas eles concordam…
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